José Maria de Noronha FeitalTeresa Inácia de Noronha FeitalEzequiel Pinheiro dos SantosUrsula Maria das Virgens

Miguel Maria de Noronha FeitalMaria da Conceiçao Pinheiro

José Feliciano de Noronha Feital

f a m í l i a
Filhos(as) com:
Maria Gouvêa de Miranda

Irmãos(ãs):
João Mariano de Noronha Feital
Miguel Jacinto de Noronha Feital
Teresa de Noronha Feital
Idalina Epiphania de Noronha Feital
Maria Josephina de Noronha Feital

Filhos(as):
Amanda Adalgisa Feital
Julieta de Noronha Feital
Ludgero Feital
Lydia Feital
Romeo Feital
Zulmira Feital
José Feliciano de Noronha Feital
  • Nascimento: 1847
  • Casamento: com Maria Gouvêa de Miranda
  • Falecimento: 26 May 1896, Rio de Janeiro, RJ

    Feliciano Feital, teve uma intensa inserção no contexto político e também educacional. Era engenheiro bacharel e teve articulada atuação na Província do Espírito Santo, onde atuou como Inspetor Geral das Obras Públicas e
    como secretário da comissão de higiene da capital da mesma província. Em 1873, foi nomeado chefe interino da polícia de Vitória. No magistério, atuou como lente de Geographia e História do Collegio Espirito Santo e como lente da Escola Normal da mesma cidade, tendo sido destituído do cargo pelo Inspetor Geral da Instrução Pública pouco tempo depois por não haver elle solicitado o respectivo titulo, fato este que ocasionou a nulidade do contrato. Feliciano Feital chegou a ser Deputado da Província do Espírito Santo, atuando na comissão de Instrução Pública e Justiça atravésdo projeto que previa a criação do curso de Português no ensino superior e a reforma do plano de estudos para o colégio Atheneu Provincial e da Escola Normal. Em 1875, por motivos de saúde, solicitou o afastamento de suas funções na cidade de Vitória para o tratamento de saúde a ser realizado no Rio de Janeiro, tendo sido exonerado da função de Inspetor geral de Obras e da atuação como lente nos colégios, no mesmo ano. Posteriormente, retornou a Vitória e aos seus cargos como lente de colégio ecomo engenheiro.Meses depois, necessitou retornar à capital do Império, provavelmente em decorrência de sua saúde. No Rio de Janeiro, fundou o colégio S. Feliciano e em 1883 criou o Grêmio Literário Feliciano Feital, sendo o lugar de realização dos encontros na rua da Aclamação, nº 54, no Distrito de Santana. Em 1896, enquanto professor da Escola Militar da Capital Federal, veio a falecer aos 49 anos de hypertrophia libiar. (Fonte: Monção, Vinicius de Moraes, Espinhos no jardim: conflitos e tensões na criação do Jardim de Infância Campos Salles (Rio de Janeiro, 1909- 1911) / Vinicius de Moraes Monção.- Rio de Janeiro, 2015.167 f.Orientador: Irma Rizzini. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015)

    Consta no Diario Oficial da Uniao DOU29 de agosto de 1896 pad. 9 seçao 1 e DOU 17 de junho de 1896 pag. 11, seçao 1 que Jose Feliciano de Noronha Feital era casado com Maria Gouveia de Miranda Feital e tinha os seguintes filhos: Amanda Adalgisa, Lydia, Zulmira, Julieta, Romeu e Ludgero e que era major, engenheiro civil e professor da escola militar.

    Pai do flautista e compositor Oscar Feital, foi engenheiro civil, professor da Escola Militar e diretor e proprietário do Colégio de São Feliciano (Fonte de pesquisa: VASCONCELOS, Ary. Panorama da música popular brasileira na Belle Époque. Rio de Janeiro: Livraria Santana Ltda., 1977.)

    Pg. 7. Seção 1. DOU de 02/06/1896 (http://www.jusbrasil.com.br/diarios/1645609/dou-secao-1-02-06-1896-pg-7/pdfView) Falecimento de Hypertrophia libiar-o fluminense Dr.José Feliciano de Noronha Feital, 49 anos, casado, residente e fallecido á rua Sorocaba n.59.


    Foi compositor de "Marianna: valsa" dedicada à sua prima Dona Marianna da Silva Xavier Pinheiro oferecida ao Ilustrissimo Senhor Artidoro Augusto Xavier Pinheiro. (Fonte: http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_musica/mas232968/mas232968.pdf)


    Foi Cavalheiro da Ordem de Christopor serviços prestados ao Imperial Liceo de Artes e Officio (Fonte: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=090972_04&pesq=noronha feital) e Cavalheiro da Ordem da Rosa.

  • Generated by GreatFamily 2.2 update 2